quinta-feira

AVALIAR É BARIL!

Apesar de ter tido boas notas na escola, na verdade nunca percebi muito bem como é que estava a ser avaliado e o que estaria a ser avaliado em mim.
Apesar de não perceber muito do assunto, parece afinal que os professores não querem ser avaliados porque não conseguem avaliar-se a si próprios, dá muito trabalho, é muito complicado, burocrático e difícil, requer despender muito tempo e energia e é injusto.
Agora os alunos passam todos e isso é uma desgraça, mas na Madeira os professores têm todos Bom e isso é impecável.
Acho que muito boa gente está finalmente a perceber como era, é, e será avaliado na escola.
Gostava muito de ouvir algum professor ou representante propor e explicar uma outra forma de avaliação, apesar de concordar que a explicação dada pelo governo sobre esta forma de avaliação ser vaga, mas ao menos existe.
Num ponto parece que todos concordam, é preciso avaliar.
Avaliar é baril.

Senhores Professores, aproveito também este post para lhes pedir que na próxima manifestação, aproveitem o evento para educarem um pouco a população, afinal parece que é essa a vossa função na sociedade. Gostaria de lhes pedir para não abandonarem o vosso lixo nas ruas da cidade, gostaria de lhes pedir para tentarem atravessar as ruas quando estiver sinal verde para os peões, gostaria de lhes pedir para olharem para a esquerda e para a direita antes de atravessarem uma estrada e isso já seria uma pequena contribuição.

Sr. Pateta Alegre, um dia destes escrevo um post só para si, mas digo-lhe já em jeito de sinopse que já tem idade e pelo que sei instrução avaliada com louvor para saber e conseguir avaliar melhor as suas palavras. Felizmente não existe nenhum Camões ou Pessoa na sua geração, caso contrário o Velho do Restelo já seria outro e o desassossego teria um significado já muito diferente do de Bernardo Soares. Talvez o melhor seja mesmo a monarquia, assim podia ser que existisse um Rei para o mandar calar. É que você parece uma matraca, use a sua energia e tempo para de uma vez por todas perceber o que significa intervenção e cidadania e proponha uma forma justa de avaliação.

1 opiniões:

Maura disse...

Ainda tenho esperança que os professores queiram ser avaliados e que o problema de facto seja apenas a forma como se decidiu que seria feito!
A verdade é que esta classezinha (sim, ao longo dos tempos esta classe foi ficando "pequenina"!) parece não apresentar alternativas, mas apenas contestar.

Infelizmente, e com algum desgosto por já ter sido um deles, sei que muitos morrem de medo e perdem o sono só de pensar que possam ser avaliados! É sinal de consciência, conheço uma professora de português que não sabe distinguir entre "há" e "à" - é normal que perca o sono. Era fazer uma razia e passar esta gente a pente fino. Mas podia começar-se por avaliar as Escolas Superiores de Educação de onde saem estes génios (e as universidades também) para percebermos como se forma um professor de Língua Portuguesa que não sabe regras básicas da sua língua materna!
Há aí muito professor que gosta do ensino mas já não quer dar aulas. Ponham esses a candidatar-se a avaliadores apenas e só, para que todos tenham tempo de fazer o seu trabalho.
Antigamente havia inspectores que apareciam nas escolas sem avisar. Parece-me que podia ser uma boa alternativa! Cena de ditadura?... Talvez, se calhar uma ditadurazita fazia melhor a esta cambada que esta democracia!
E já me alonguei muito...