sexta-feira

Debater Citações #01

Sempre gostei de citações, de sublinhar os livros, de escrever no meu bloco aquela frase que no meio de tantas letras me tocou, me fez pensar e viajar, sentir. Dou início hoje a uma nova rubrica no meu blog, o debate sobre uma citação. Espero conseguir gerar algum diálogo e partilhar um pouco das citações que me vão marcando.


"Existe apenas um único problema filosófico realmente sério: o suicídio. Julgar se a vida vale ou não a pena ser vivida significa responder à questão fundamental da filosofia"

Albert Camus in O Mito de Sísifo


10 opiniões:

Maura disse...

E começas logo com ESSA citação do CAMUS?!!!...

Anónimo disse...

Eu acho o suicidio um acto de coragem, decidir o fim. Acho que o sentimento universal antes de morrer é que é sempre demasiado cedo, ou que ainda havia coisas para fazer. O suicidio é arrumar a casa e pensar, daqui está tudo! E o saber o que se quer ir em frente sabendo que não há volta atrás.

Anónimo disse...

Ou então quando se está completamente sozinho e o caos é tudo o que se tem...

LuisElMau disse...

Maura sim começo com esta e com Camus, porque é um dos escritores que mais me marcou, na altura em qu li quase tudo o que tinha à mão, no inicio da minha segunda dezena de anos. e porque é uma citação sobre a questão fundamental da filosifia e logo sobre um tema sobre o qual já muito me debrucei.

Succubus e Patty, acho que o suicidio pode realmente ser um ato de ultima coragem e completa sobreedade, infelizmente acho que a maior parte dos suícidios são resultado de momentos de muito sofrimento e pouca consciência do ato em si, mesmo quando acompanhados das despedidas.
por outro lado também vejo o suícidio como um ato de egoísmo, a nossa vida nunca é apenas nossa é sempre no minimo também dos que nos amam.
Penso que aqui o Camus não fala apenas do suicídio mas sim do valor da vida, o tema principal da filosifia é no fundo encontrar um significado para a nossa vida e ponderar o suicídio é em si mesmo fazer isso, tentar encontrar um significado um valor um sentido.

TT disse...

Camus é profundo. Um dos mais promissores escritores / filósofos do sec. XX. Pena ter morrido tão jovem.

Pessoalmente sou contra o suicidio, mas acho fascinante o seu debate.

Sobre Camus no Mito de Sísifo:
http://planeamentopontocom.blogspot.com/2008/01/espelho.html

LuisElMau disse...

tt seja bem aparecido, vou dar uma vista de olhos...

não sei muito bem se a questão mais interessante sobre o debate do suicídio é se somos contra ou a favor. no fundo acho que é dificil defender que se é a favor do suicídio e do mesmo ponto de vista defender que se é contra.

bom vou ler-te.

Um Abraço.

Maura disse...

Sou curiosa demais para me suicidar.
Não sou a favor nem contra.
Tanto admiro a coragem como abomino a falta dela - seja para o cometer, seja para dele fugir...

Somos corajosos por continuar uma vida que achamos não valer a pena? Ou somos fracos por não acabar com ela?

Somos fracos por fugir a enfrentar essa mesma vida? Ou somos fortes por permanecer a sofrê-la?

LuisElMau disse...

Maura andam por aí as minhas duvidas também. No entanto a curiosidade sobre a morte pode levar a pôr termo à vida.

Maura disse...

Mas a morte é certa, tens tempo de matar a curiosidade depois.

O meu querido MEC diz que "o suicídio é a expressão mais absurda e exagerada do eu."
E de encontro ao que disseste ali em cima, Thomas Mann diz que "o homem não vive somente a sua vida individual"
(também tenho os meus caderninhos de citações :p)

Anónimo disse...

O Alentejo, tem o maior índice de suicídio masculino da Europa.
Como o personagem da "Aparição" que pede ao médico que o cure pois já não tem mão para semear, o patrão já não lhe dá trabalho. Enforca-se antes do médico passar outra vez.
O que provoca isto que continua a acontecer?