terça-feira




Não! Não sou livre como eles, pois não tenho aquele orgulho e desprezo que eles me dão.

Só sei caminhar de um lado para o outro. Caminho com um casaco igual ao de todos os outros. Cobre-me o corpo mas não me cobre a vergonha. A vergonha de ver a que ponto chega a estupidez Humana. É por isso que não! Não sou livre como eles, pois não tenho aquele orgulho e desprezo que eles me dão.

O meu olhar é cabisbaixo, mas que posso eu fazer? Não me deixam daqui sair. Não me deixam daqui fugir. O medo controla-me e dele não me consigo abstrair. Estarei condenado a receber ordens de uma criatura a quem todos têm medo de questionar? Porque me fazem isto? Porque se revoltam eles desta forma comigo? Pois não! Não sou livre como eles, pois não tenho aquele orgulho e desprezo que eles me dão.

Nem deprimido estou. Sonegaram-me o meu direito à depressão. Sonegaram-me o direito de beber descontroladamente. Aquele direito a pensar de forma diferente ou de me envolver numa aventura amorosa. Tudo me foi sonegado, pois tenho de estar aqui. Por isso mesmo não! Não sou livre como eles, pois não tenho aquele orgulho e desprezo que eles me dão.

Que avançada civilização de 1000 anos será esta, encabeçada por um demónio? De onde surgiu ele e como conseguiu roubar a bondade existente no mundo? Deus, não te revolta esta tirania? Ou serás o mais tirano que todos eles? Devolve-me a minha liberdade para poder morrer da forma que quero. Por favor não digas que não! Que não sou livre como eles, pois não tenho aquele orgulho e desprezo que eles me dão.

Mas como me posso redimir? Sou um simples soldado. Cumpro ordens da criatura a quem todos têm medo de questionar. Sou fraco e cobarde por isso, bem sei. Mas não consigo superar as minhas limitações. Não consigo formalizar a ideia existencial da culpa, tão-somente porque não cumpro as ordens da minha consciência. Cumpro as ordens do demónio. Foste tu que me roubaste a minha culpa sombria miúdo? Claro que não! Não sou livre como tu, pois não tenho aquele orgulho e desprezo que tu me dás.

Mas chegará o dia em que algo de extraordinário acontecerá. A minha consciência será livre como a tua. A minha arma será substituída por esse guarda-chuva e terei a liberdade de o abrir. Mesmo que não chova, terei a liberdade de o abrir. E nesse mesmo dia poderei pisar as pedras desta calçada com o mesmo orgulho e desprezo que todos vocês me dão.

12 opiniões:

LuisElMau disse...

PAC, por favor, até podes te ausentar por uns tempos, mas não percas este vicio por nada.
Adoro o teu texto, quando o li a primeira vez fiquei petreficado em frente ao monitor. Parabéns. Obrigado.

Maura disse...

Lido em voz alta por uma voz masculina é ainda mais forte e bonito! :)

Vamos todos abrir o guarda-chuva?

amelinha disse...

:)

PAC disse...

Obrigado a todos. Sou um historiador falhado e interesso-me por estas temas. Por isso mesmo tinha de abrir uma excepção e contextualizar esta imagem.

elmau: uma vez mais parabéns pela iniciativa e pela imagem. Eu próprio não idealizava uma melhor imagem a acompanhar o texto.
E faz lá o teu lobbie para publicar todos os textos. Todos eles, à sua maneira, estão óptimos.

Apenas uma correcção ao texto. Deveria ser "Ou serás Tu o mais tirano de todos eles?" e não "Ou serás o mais tirano que todos eles?"
Porra!!! É o que dá quando não me revêm o texto.

Maura disse...

Eh pá, não te preocupes que aquando da edição eu revejo tudo. Vou tentar manter a sanidade até lá.

Oh Amelinha, o moço já merece a manta que lhe negaste no sábado, não merece?

amelinha disse...

Eu neguei em público, mas em privado ofereci-lhe um ederedon.

la folie disse...

dái-me uma mente nova todos os dias para pequeno-almoço!!!
adorei o texto..!

elmau e mais contextualizações para quando? esta não consigo pegar..

LuisElMau disse...

isto vai aqui uma fofoca...
PAC obrigado pelo elogio à imagem, mas devo dizer que para mim nenhuma das imagens que tratei até agora chega aos calcanhares aos textos, o teu então...
e se é para fofocar: ler o teu texto a uma mulher e senti-la a ouvir é bom demais.

La Folie, para muito breve, estou com problemas na escolha, é que já tenho 24 fotos do bresson escolhidas.

Carlota Joaquina disse...

Eu sugiro que a próxima foto seja uma das capas da maxmen.

LuisElMau disse...

Carlota, só vou publicar fotos do Bresson e penso que ele nunca fez fotografia para as capas da maxmen.
Já publiquei a próxima foto e não se enquadra na sua escolha, mas prometo uma dentro desse enquadramento.

Carlota Joaquina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlota Joaquina disse...

Posso deixar uma sugestão? Aqui vai:

http://www.essentialart.com/acatalog/Kate_Moss.html