terça-feira

Dentro de dez minutos vou finalmente sair daqui para ir buscar a revelação e digitalização do meu primeiro rolo de fotografias, tirado com a Diana F+.

Quem sabe amanhã há novidades por aqui.

Num ano qualquer já longínquo, não me apetece fazer contas à vida, no meu décimo ano de escolaridade, uma professora descobriu que a escola tinha todo o material necessário para montar um laboratório de fotografia a preto e branco. Propôs a alguns alunos da turma, entre eles eu, se estaríamos dispostos a ser responsáveis por uma sala sem luz e consequente laboratório fotográfico na escola. Com o intuito de fotografar, revelar, imprimir e quem sabe expor na escola os nossos trabalhos de fotografia.

Foi um dos melhores momentos da escola secundária, ganhei uma paixão pela fotografia, fotografei imenso, conseguimos alguns apoios financeiros para papel, líquidos e rolos e por isso todos os dias lá andava eu de maquina na mão a fotografar quase tudo o que via.

Eu e mais quatro amigos tínhamos uma sala fechada à chave dentro da escola e sem luz, sempre que algum aluno queria utilizar o laboratório teria que marcar uma hora connosco e ser acompanhado por um de nós. Como podem calcular só raparigas tiveram esse privilégio.

Depois o liceu acabou, ainda ajudei a montar um laboratório em casa de um amigo e ainda continuei durante uns tempos a fotografar, depois vieram as máquinas digitais e a paixão pela fotografia foi passando.

Ficou uma saudade que nunca era satisfeita.

Até que para acompanhar certa menina a quem ofereceram uma Lomo, decidi comprar uma também e voltou a paixão, numa semana já tirei cinco rolos e agora tenho que ir embora para ir buscar a revelação do primeiro deles.

3 opiniões:

i scream disse...

viva a lomo!!! lomografar lomografar! não é fácil acertar exactamente no que queremos fazer, mas a lomografia é isso, é experimentar, é disparar ao acaso, e ao contrário do digital, é esperar para ver, é gozar a espera como um miúdo que anseia pelo abrir um presente.
às vezes sem motivo, outras por falta de dinheiro para revelação, esqueço-me da minha. mas o teu entusiasmo está a começar a contagiar-me. acho que "no grito" surgirão lomografias dentro em breve.
os teus primeiros resultados são bem giros! keep going. lomo! lomo! lomo!

la folie disse...

tambem tenho uma lomo! já fiz umas fotografias engraçadas, mas depois por falta de tempo, talvez dinheiro, talvez inspiração, deixei-a ali no móvel, e acho que ainda tenho fotografias do passado por revelar. mas é espectacular.
gosto muito da segunda foto que tiraste! aquele abraço

Anónimo disse...

Por ser mais pratico andar com uma digital abandonei a minha velha e pesada Pentax. Tenho saudades de tirar fotos em Manual... Tenho de experimentar lomografar, pode ser que resulte comigo tb!!