sexta-feira

Nem só os portugueses usam e abusam da cópia dos franceses, quase todo o mundo ocidental muitas vezes em pequenas coisas ou sem dar conta disso andou e anda a reboque da França.
São tantos e tantos exemplos de como a cultura e as revoluções francesas marcaram a história do mundo ocidental.
Aproveito este post para dar um exemplo, para mim claro, e também para dar os parabéns à actriz Marion Coutillard pela incrível e maravilhosa interpretação da genial e bela Edith Piaf.
Ao ver o vídeo da Piaf a cantar o Non, Je ne Regret Rien e depois ver o vídeo da actriz a interpretar o mesmo momento, fica claro o magnifico trabalho realizado por ela e patente em todo o filme.
Depois é ver e ouvir Frank Sinatra cantar o que ele mesmo nomeia de hino nacional, My Way.
A música não é a mesma, a letra não é a mesma, mas ninguém me tira da cabeça que quem escreveu a letra do My Way conhecia muito bem a letra de Michel Vaucaire, e isto não é nenhuma critica destrutiva, muito pelo contrário. É apenas um pensamento, uma analogia minha.
A letra de Non, Je ne Regret Rien foi escrita em 1956 e gravada por Edith Piaf a 10 de Novembro de 1960, já a letra do My Way foi escrita em 1967, para mim é evidente que Paul Anka conhecia bem e admirava a letra escrita para Piaf. Mesmo a melodia do My Way é um original francês “Comme d’Habitude” escrita por Claude François e Jacques Revaux em 1967, e que o próprio Paul Anka, em entrevista, afirmou ter sentido na altura que o tema francês não era grande coisa mas que tinha qualquer coisa de especial, quem sabe não seria o Je ne sais quoi francês.
Termino este post com uma questão mais politica e social. Como sei que infelizmente não somos capazes de fazer certas coisas de outra maneira, nem sequer melhor, não se admirem se de hoje para amanhã, os jovens da Cova da Moura e de outros subúrbios de Lisboa pilharem e incendiarem o centro de Lisboa do Marquês de Pombal até à Baixa.


Edith Piaf - Non, Je ne Regret Rien


Marion Coutillard - Non, Je ne Regret Rien


Claude François - Comme d'Habitude


Frank Sinatra - My Way

5 opiniões:

Maura disse...

Olha que no filme não é a Marion Coutillard que canta! Ela só faz playback. Quem canta é outra mulher que imita bem a Piaf mas não sei quem é.

Mas a Marion tem uma grande interpretação na mesma!

LuisElMau disse...

sim eu sei que não é a Marion que canta, até achei que seria playback de uma boa gravação da Piaf. Quando falo em interpretação estava mesmo a falar na representação e no playback.

Maura disse...

Não conhecia este Claude François apesar de conhecer a versão francesa da música!
Este tema é genial! Eu até nem gosto muito do Sinatra, mas se me abstrair da pessoa sou capaz de me emocionar!

Um beijo por este post

LuisElMau disse...

vou publicar este post pelo menos vinte vezes por dia, melhor, vou criar um outro blog só com este post que será republicado dezenas de vezes por dia, só para garantir esse teu beijo, no plural. ;)

Flor disse...

Desconhecia o Claude François.
Quanto aos dois vídeos da música da Piaf, gostei muito, embora o meu favorito dela seja o Milord (descobri essa música aos 12 anos, numa coreografia de ginástica que tive de fazer e... olha, vou ali ouvir outra vez!)