segunda-feira

Vamos partir do princípio quase inquestionável e matemático de que tu, nesse preciso momento em que lês estas linhas, estás sozinha. Nesse e não Neste preciso momento.
Porque neste preciso momento em que eu as escrevo também estou sozinho, em outro espaço.
Vamos partir do principio que o encontro existe, porque já o sentiste, porque já o senti e até porque já o sentimos juntos.
Então provamos facilmente que se vivêssemos todos à mesma velocidade e num espaço ou realidade linear, nunca o encontro seria possível.
O encontro entre seres é a prova concreta, de que vivemos numa realidade curva e sinuosa, esbelta. É a prova de que vivemos a velocidades diferentes até em tempos diferentes.
Depois existem aqueles momentos, em que o espaço, o tempo, as velocidades e os seres, chocam, proporcionando um rebentar de energias, que fazem tudo acelerar ou retardar, que fazem a luz reflectir de uma outra forma qualquer sobre as superfícies.
Se todos vivêssemos o mesmo momento, à mesma velocidade, no mesmo espaço, nunca, já mais, em tempo ou espaço algum, nos encontraríamos.

É por este, e por outros textos que tenho andado a escrever, que quero viver o meu presente, à minha velocidade, no lugar que me rodeia, aqui e agora.
Não dês nem muita, nem pouca importância ao que te escrevo, nem sequer tem muito a ver com o teu desabafo, mas já é tarde e achei que a melhor resposta a um desabafo era desabafar também.
Amanhã, depois de reler o teu texto, que à primeira leitura me pareceu lindo, posso tentar escrever qualquer coisa sobre ele, quem sabe… neste momento sei que não é o momento certo para isso.

3 opiniões:

ethel disse...

nesse tempo que fez o momento - certo, ajustado ... que importa senão momento?
falas da verdade que deve ser calada - quando? qual foi o momento do acerto? não importa senão o momento.
infinito é o tempo a cada momento.
estavas lá quendo te disse: agarra o tempo que se faz tarde o momento? Nem eu estive!

carpe vitam! disse...

é verdade, o tempo... que espaço curioso este! às vezes penso que vivemos todos o mesmo momento, mas em camadas diferentes. que tudo está a acontecer aqui e agora. que "O mundo é um momento".

LuisElMau disse...

Olá Carpe Vitam!
Que bom abrir o computador de manhã e perceber que alguém foi lá atrás, ler-me e gostou e deixou-me umas palavras carinhosas e fez de um texto passado um pouco do momento presente.
Volta sempre.
Beijo.