terça-feira

Também ele nasceu no dia em que o Diabo sai à rua.



Isto há coisas realmente surpreendentes.
Então não é que ontem li Jorge Luís Borges pela primeira vez na minha vida.
A biblioteca de Babel.
Meu Pai tem as obras completas, ainda arrumadas na mesma estante do seu escritório, e nem mesmo assim, quantas vezes me tinha falado dele?, nunca o tinha lido.
Leitura difícil para se realizar na horizontal, carece de alguma concentração na respiração, há que ter na mesma conta as letras, as pontuações ou os espaços, tudo é símbolo e significado, carece de abertura mental, muitas vezes difícil de alcançar na horizontal, posição ideal para se perder a cabeça.

Contudo, o surpreendente não é o facto de ter lido pela primeira vez o escritor, poeta ou ensaísta argentino, nem tão pouco o ter ficado completamente petrificado, ainda menos o ter sentido o quanto ainda mal escrevo.

O verdadeiramente surpreendente, porque gosto de números, porque gosto de matemática, porque gosto de datas, porque gosto do Tempo, foi hoje ter descoberto que Jorge Luís Borges nasceu no dia 24 de Agosto de 1899, ou seja 75 anos antes de mim.

2 opiniões:

Maura disse...

Eu logo vi...
Começo a acreditar nisso do dia em que o Diabo sai à rua...

Ainda tens que ler O Jardim dos Caminhos que se Bifurcam!

Beijo

i scream disse...

pois é o jorge luis borges, conheço mal e concordo que seja um autor de leitura difícil. do pouco que li recomendo "pierre menaz, o autor do quixote" é um texto com o qual me identifico bastante, e acho que vais gostar.
abraço.