segunda-feira

O Passado.

"Vivo sempre no presente. O futuro, não o conheço. O passado, já o não tenho. Pesa-me um como a possibilidade de tudo, o outro como a realidade de nada. Não tenho esperanças nem saudades. Conhecendo o que tem sido a minha vida até hoje - tantas vezes e em tanto o contrário do que eu a desejara -, que posso presumir da minha vida de amanhã senão que será o que não presumo, o que não quero, o que me acontece de fora, até através da minha vontade? Nem tenho nada no meu passado que relembre com o desejo inútil de o repetir. Nunca fui senão um vestígio e um simulacro de mim. O meu passado é tudo quanto não consegui ser. Nem as sensações de momentos idos me são saudosas: o que se sente exige o momento; passado este, há um virar de página e a história continua, mas não o texto."
Fernando Pessoa, in 'Livro do Desassossego'

"A carruagem do passado não nos leva longe"
Máximo Gorky

"Escrever a história é um modo de nos livrarmos do passado"
Johann Gothe

"Todo aquele que se volta para o próprio passado não merece encarar o futuro"
Oscar Wilde

4 opiniões:

Nobody disse...

o teu futuro sao peitinhos de frango com farinheira alcool conversa e ressaca no dia seguinte pa!
e tu nem ressacas muito o alcool

LuisElMau disse...

o peito de frango com farinheira, o alcool, a maravilhosa partilha porque para mim há conversas e conversas, e a ressaca do dia seguinte já são passado.
não ando a ressacar muito do alcool e felizmente já não ressaco muito o passado também, ando numa fase de me embebedar com o presente.

Anónimo disse...

E o Presente?
Presente: a parte da eternidade que assinala a divisão entre o domínio da frustração e o reino da esperança
Bierce , Ambrose in "Dicionário do Diabo"

LuisElMau disse...

olha que giro noir, comprei esse livro faz pouco tempo, gosto da ironia, do sarcasmo.
O Presente ainda não sei muito bem, vou pensar no assunto.
aparece.