quinta-feira

Terá sido ontem o dia que vai ficar gravado na história, como o dia da morte da indústria discográfica? É possível que sim.
Também é verdade que uma banda como os Radiohead, com a carreira construída que já têm, com o número incalculável de fãs pelo mundo fora, onde me incluo. Na verdade nunca gostei muito de ser fã disto ou daquilo, sempre fui é mesmo do contra, mas em relação aos Radiohead, foi sempre mais forte a admiração pela sua música que o desejo de ser do contra. Ia eu a dizer que para uma banda como os Radiohead, é possível uma acção como a que tomaram ontem.
Por outro lado, para quem está a começar neste momento uma carreira, o difícil mesmo, pondo de parte a questão do talento e dor e do suor necessários para a criação e uma obra, é a divulgação. Todos sabemos que os artistas muito pouco ou quase nada ganham com a venda de CD’s e que os mesmos são primordialmente um meio de captar ouvintes para os espectáculos, e que o número de vendas de um determinado CD serve primordialmente aos artistas para que as rádios e televisões passem as suas músicas e assim paguem pelos direitos de transmissão. Assim, para quem começa, começar por vender a sua música na Rede ao preço que o cliente quiser pagar, parece-me a mim algo de muito inteligente, mata dois coelhos com uma cajadada só, por um lado aniquila com a industria discográfica e com o monopólio que sempre tiveram. Já pensaram quantos músicos fabulosos podem ter ficado pelo caminho apenas porque não conseguiram encontrar um editor com ouvidos? Por outro lado dá uma forte machadada na moda de puxar música da rede a torto e a direito, música que na maior parte das vezes não é ouvida sequer e à qual não se dá o devido valor e atenção.
Os Radiohead ao perguntarem ao publico quanto querem pagar pelo download do álbum, estão ao mesmo tempo a perguntar: Queres realmente ouvir?
E quem me conhece já me deve ter ouvido dizer que as opiniões são como os rabos, toda a gente tem uma, e quem quer dar, dá. A minha opinião não tem mais ou menos valor que as outras, mas como a quero dar… a minha opinião é que vale realmente muito a pena ouvir, mas nunca ouvir apenas uma vez. É mais um dos álbuns dos Radiohead que deve ser ouvido algumas vezes, que vai entrado em nós a cada audição, que deve ser ouvido da primeira à última música, de seguida. E mais uma vez provam a razão do porquê de não aceitarem vender músicas avulso em sites como o iTunes.
É claro que vai sempre existir aquela música, ou a outra, mas os álbuns dos Radiohead são um todo, uma história, um percurso de emoções; principalmente desde Ok Computer.
Ao longo do tempo e dependendo do meu estado de espírito ou do momento da minha vida, as minhas músicas especiais de cada álbum vão mudando. No Ok Computer foi durante muito tempo o No Surprises e o Karma Police, depois o Paranoid Android e hoje o Exit Music (For a Film) é a que me arrepia mais facilmente. Tem sido sempre assim com todos os álbuns deles.
Hoje, e depois de umas dez audições do In Rainbows, Nude, House Of Cards e Reckoner são os meus temas, mas Videotape ou Jigsaw Falling Into Place são lindos. As letras são fortes e para quem não percebe a dicção do Thom York, que é o meu caso, aqui fica um link, se é que já não conhecem.
Boas Músicas.

0 opiniões: