quinta-feira

Não tenhamos duvidas, nem tão pouco vale de muito acreditar, e perder tempo a sonhar que somos capazes de mudar o mundo é inútil. Se continuarmos a entender essa realidade chamada de mundo, como algo que nos rodeia, ou que nos enclausura, ou que nos contem.
É errado, não é o mundo que te contem, és tu que conténs o mundo e todo o teu mundo existe é dentro de ti.
Não vais conseguir mudar a cor do céu, de nada te vale desejar alterar a forma dos olhos do outro que amas. Não nos é possível mudar os outros, apenas conseguimos nos mudar a nós mesmos, mesmo partindo do principio obvio de que tudo está em constante mudança. Não controlas ou direccionas essa mudança, apenas consegues influenciar a mudança que ocorre em ti.
Agora, se entendermos que o mundo todo existe em nós, e se conseguirmos direccionar a mudança que acontece em nós, estamos imediatamente a mudar o mundo.
Ao nos mudarmos a nós mesmos, ao nos darmos e mostrarmo-nos mudados ao outro, vamos sempre, no mínimo, insinuar ao outro uma nova realidade, um novo caminho, uma mudança.
É também isto que construi o amor, é também isto que ajuda a fortalecer uma relação amorosa.
Quantas pessoas conhecemos e já ouvimos queixarem-se do outro que dizem amar? Ele não demonstra amar-me, ele é tão ciumento, ele só trabalha, se ele fosse menos ou se ele fosse mais, se ele fosse assim ou se ele fosse de outra forma qualquer. Continuamos a sonhar mudar o outro e muito raramente encontramos alguém que queira se mudar a si mesmo. Enquanto continuarmos a desejar muito mais receber do que dar, vamos estar todos a caminhar a passos largos para a solidão, profunda solidão.
A minha experiência mostra-me isto mesmo, quantas pessoas à minha volta, sobretudo as que me amam profundamente e já o demonstraram claramente, demonstraram também ao longo do tempo, preocupação comigo, com a minha tristeza, com a minha dependência, com o meu apego profundo e feito de desapegos claros. No dia em que decidi olhar para mim mesmo, mudar o que não gostava em mim, mudar o meu mundo interior, mudar o mundo onde vivo e depois partilhar essa mudança, esse novo eu, esse novo mundo, com os que amo; um novo mundo, um mundo novo surgiu ao meu redor e dentro de mim e nos olhos dos que amo. Um mundo maravilhosamente novo surgiu vertiginosamente em mim.
Eu já mudei um pouco o mundo.

0 opiniões: