quarta-feira

As histórias que contam acerca de um sentimento existente entre personagens de um enredo, iniciado no passado e no passado terminado, têm apenas um fim possível, o que já aconteceu.
Por outro lado, as iniciadas no passado e no futuro terminadas, um qualquer fim podem ter. O melhor se possível, o melhor de nós no mínimo, se possível nunca um mau, nenhum desleal.
As histórias que narram esse mesmo sentimento entre personagens do futuro, tendem a terminar ou com uma metáfora sobre um fim passado do autor, ou com uma projecção de um sonho do autor, ou com um fim insípido.
Porque o futuro é, é e sempre será a parte do tempo mais individual, o passado e o presente sempre o partilhamos com alguém, o futuro pode ser apenas nosso e é nele que devemos nos projectar, sempre.
O futuro a Deus pertence, logo pertence-me.
Quando o futuro for presente, se Deus quiser, será então partilhado com quem nele existir.

1 opiniões:

A disse...

Eu não perco tanto tempo a pensar nesse tipo de questões; apenas deixo os acontecimentos fluirem, Passado ou Presente ou Futuro interligam-se.

Numa outra ocasião já tive o prazer de me explicitar sobre o assunto em questão.

Acredito piamente que saboreamos os frutos que plantamos, e somos um produto inacabado, resultante da mistura de acções, sonhos e de sorte.

Não controlamos todos os aspectos do Futuro, nomeadamente o mais importante: a energia anímica que nos assiste, a força de que somos feitos, a mola impulsionadora.
No fundo, não controlamos quase nada, nem mesmo a nós próprios.

Beijos