quarta-feira

"Escrevo à tua memória, amor, sem teres morrido,
E à memória desse amor, em nós nunca sabido.

Éramos rapazes, tu eras mais nova e eu o maior.
Tivéssemos sabido amar e ternos-íamos amado.
Tivéssemos descoberto o caminho do amor e teríamos achado
Seus prazeres, mas, jovens então, era de irmão nosso amor.

Contudo, se te encontrasse hoje, talvez tudo fosse igual.
Tenho vergonha agora de ser o que não sabia outrora.
Talvez fosse melhor tal como foi - pois a chama virginal
Do amor não levou nossos sentidos ao fogo pleno e pior.

Lembro-te muito e a alma suspira tristemente em mim.
Recordas-me também algumas vezes e sentes algo assim?

Hoje sei que teria sido melhor termo-nos amado,
Hoje sei isso, mas não quero pensar demasiado.

Eras atraente e bela; eu não: apenas amava

Cava-se mais em mim a marca desta doença antiga
Que só os gregos, porque eram belos, tornaram bela."

Fernando Pessoa.

0 opiniões: